Apresentação

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ocupa uma posição estratégica como órgão de Ciência e Tecnologia em Saúde e, simultaneamente, como integrante do nível Federal do Sistema Único de Saúde (SUS), em relação aos dois grandes campos de atuação do SUS: o da saúde coletiva ou populacional (saúde pública) e o da saúde individual (preventiva e curativa). A função de referência e apoio técnico que a Fiocruz desempenha no SUS está quase sempre referida ao grande campo da saúde coletiva (como por exemplo, formação de recursos humanos e vigilância epidemiológica e sanitária), chamando atenção para a expansão crescente para outros estados da federação. O Instituto René Rachou (IRR), unidade da Fiocruz em Minas Gerais, é uma das mais importantes instituições de pesquisa em ciências biomédicas no país, gozando de grande prestígio nacional e internacional.

Diante da crescente demanda para a formação em nível de pós-graduação estrito senso em Saúde Coletiva no Estado de Minas Gerais, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do IRR – Fiocruz Minas, nos níveis de Mestrado Acadêmico e Doutorado, tendo recebido conceito 4 pela CAPES e iniciando suas atividades em 2013. Atualmente, o programa possui uma área de concentração (Saúde Coletiva) e três linhas de pesquisa, que incorporam os diversos projetos desenvolvidos pelo corpo docente:

  • Envelhecimento e Saúde;
  • Políticas públicas, programas e serviços de saúde;
  • Saúde e ambiente

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva tem por objetivo formar docentes, pesquisadores e profissionais de saúde para atuação na área da Saúde Coletiva, entendida como um campo científico onde se produzem saberes e conhecimentos acerca do objeto saúde e onde operam distintas disciplinas (Epidemiologia; Ciências Sociais e Humanas em Saúde; e Políticas, Planejamento e Gestão de sistemas e serviços de saúde) e um conjunto de práticas, conforme definido do Documento de Área da Saúde Coletiva – CAPES. Nessa perspectiva, o Programa atende à demanda regional e nacional de profissionais qualificados nessa área para atuação no Sistema Único de Saúde.

Os objetivos específicos do Programa são:

  •  Prover conhecimento técnico e acadêmico na área da Saúde Coletiva, possibilitando o exercício da docência no ensino superior e na pós-graduação lato sensu, bem como na stricto sensu no caso do curso de Doutorado.
  • Desenvolver habilidades para a proposição e execução de projetos de pesquisa na área da Saúde Coletiva, pautados no conhecimento científico adquirido ao longo do curso. O Doutorado tem como objetivo, sobretudo, o desenvolvimento de habilidades para conduzir pesquisas originais e independentes nessa área.
  • Capacitar os egressos para atuação nos serviços de saúde, numa perspectiva interdisciplinar e multiprofissional, integrando o conhecimento teórico da área da Saúde Coletiva com as práticas desenvolvidas no serviço.

Os comentários estão desativados.