Grupos de Pesquisa

Com a mudança da estrutura organizacional do IRR-Fiocruz Minas Minas, a estrutura anteriormente denominada de “Laboratórios de Pesquisa”, foi substituída pelo modelo de “Grupos de Pesquisa” que se referem às unidades básicas da execução das atividades de pesquisa.

Os grupos de pesquisa trabalham numa gama extensa de temas relacionados à doença de Chagas, leishmaniose, esquistossomose e outras helmintoses, dengue, malária, doenças crônico-degenerativas, dentre outras. Atuam, também, em estudos ambientais, na prospecção de fármacos e no desenvolvimento de novas vacinas, métodos de diagnóstico e estratégias terapêuticas, sempre com o objetivo de responder aos desafios da saúde pública brasileira. Temos ainda estudos em envelhecimento, educação em saúde, saúde e ambiente, genômica, bioinformática, dentre outros.

Abaixo os 23 Grupos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Fiocruz Minas:

Biologia Molecular e Imunologia da Malária Líderes

Líderes: Dra. Luzia Helena Carvalho e Dra. Cristiana Ferreira Alves de Brito

Agravo: Malária O grupo de Biologia Molecular e Imunologia da Malária, criado em 2002, tem como missão se dedicar à pesquisa básica e aplicada em malária, estudando, principalmente, a interação dos plasmódios com seus hospedeiros vertebrados. A proposta do grupo é a de utilizar abordagens imunológicas e moleculares para o estudo desta interação, visando com isto contribuir para o entendimento dos mecanismos de imunidade protetora, desenvolvimento de vacinas e de novas drogas antimaláricas. Para atingir os objetivos propostos, o grupo conta com a colaboração de diferentes grupos de pesquisa localizados no Brasil e no exterior.

O grupo dedica-se ainda à formação de recursos humanos, para atividades de ensino e pesquisa, incluindo alunos de iniciação científica, Pós-Graduação e pós-doutorado.

Comportamento de Artrópodes Vetores e Interação com Patógenos

Lideres:  Dr. Marcelo Gustavo Lorenzo e Dra. Alessandra Aparecida Guarneri

Agravos: Doença de Chagas, Dengue, Malária Missão: Desenvolver pesquisas de apoio aos programas de controle das doenças alvo nas áreas de biologia, ecologia e controle de vetores. O grupo dedica-se ainda a formação de recursos humanos para atividades de ensino e pesquisa.

Linhas de pesquisa: Comportamento e ecologia sensorial de vetores; Efeitos da infecção por patógenos sobre o fitness dos seus vetores; Genes e comportamento; Genômica da olfação em vetores.

Entomologia Médica 

Lideres: Dr. Paulo Filemon Paolucci Pimenta e Dra. Nagila Francinete Costa Secundino

Agravo: Dengue, Malaria e Leishmanioses

Missão: Tem como missão investigar os hospedeiros invertebrados de doenças de interesse médico quanto aos seus aspectos morfológicos e filogenéticos, estudando também a interação parasito-inseto e parasito-célula hospedeira.

Linhas de pesquisa: Estudo da Glândula salivar de insetos vetores; Estudo da molécula lipofosfoglicana de Leishmania; Estudo de Varredura das Sensilas de Insetos; Estudo do corpo gorduroso e hemocito de insetos vetores; Estudo morfológico do Intestino de Insetos vetores; Interação de Macrófagos com Leishmania; Interação de parasitas causadores de filarioses com mosquitos vetores; Interação dengue virús Aedes; Interação Leishmania- Vetor; Interação Plasmódio com mosquitos vetores.

Esquistossomose

 Lider: Dr. Naftale Katz

Agravo: Esquistossomose mansoni

Missão: Desenvolver pesquisa em esquistossomose quanto aos aspectos da biologia, desenvolvimento de drogas e vacinas, métodos de diagnóstico, interação parasito-hospedeiro e estudos epidemiológicos em áreas endêmicas.

Linhas de pesquisa: Epidemiologia e controle da esquistossomose mansoni; Levantamento Nacional de Esquistossomose e Geo-Helmintoses; Métodos diagnósticos da esquistossomose mansoni; Terapêutica experimental e clinica da esquistossomose.

Estudos em Leishmaniose

Líderes: Dra. Célia Maria Ferreira Gontijo e Dr. José Dilermando Andrade Filho

Agravo: Leishmanioses

Missão: Estudo da epidemiologia das leishmanioses abordando aspectos relacionados aos parasitos, vetores e reservatórios, bem como a infecção humana e o desenvolvimento de métodos de diagnóstico. O grupo dedica-se ainda na formação de recursos humanos para atividades de ensino e pesquisa.

Linhas de pesquisa: Epidemiologia das leishmanioses; Estudo da variabilidade genética de Leishmania; Diagnóstico das leishmanioses; Infecção natural e detecção da fonte alimentar em flebotomíneo.

Genômica funcional e proteômica de Leishmania spp. e Trypanosoma cruzi 

Líderes: Dra. Silvane Maria Fonseca Murta e Dr. Edward José de Oliveira

Agravo: Doença de Chagas e Leishmanioses

Missão: Contribuir para a descoberta de novos alvos moleculares para a quimioterapia da doença de Chagas e Leishmanioses, mecanismos de resistência drogas e aspectos moleculares da interação parasito-hospedeiro utilizando análise funcional e glicobiologia de Leishmania spp. e Trypanosoma cruzi.

Estudos Transdisciplinares em Educação em Saúde e Ambiente

Líderes: Tatiana Chama Borges Luz e  Ulisses Eugenio Cavalcanti Confalonieri

Agravos: Dengue, Leishmanioses, Câncer, Hanseníase, Saúde do Homem, Doença de Chagas, Esquistossomose, Malária, Tuberculose, Transtorno alimentar, Drogadição, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Saúde e Clima.

Missão: desenvolver pesquisas em educação em saúde e avaliação de alternativas de controle dos vetores da esquistossomose e dengue através de produtos naturais e inovações tecnológicas, realizando atividades de ensino, desenvolvendo e avaliando materiais educativos e estratégias relativas à prevenção de doenças e promoção da saúde, com ênfase na participação da população das áreas atendidas. O grupo dedica-se ainda a formação de recursos humanos para atividades de ensino e pesquisa. Também busca promover a divulgação científica na área da saúde, criando atividades que estimulem o diálogo entre cientistas e a população, de modo a despertar jovens para a vocação científica e a ampliar a construção do conhecimento científico, estimular a reflexão crítica e o exercício da cidadania.

Linhas de pesquisa: Análise e desenvolvimento de estratégias na atenção ao câncer; Assistência Farmacêutica; Farmacoepidemiologia; Epidemiologia Geral; Avaliação e desenvolvimento de produto derivado de planta com ação moluscicida; Avaliação de programas educativos integrados ao controle das doenças; Avaliação de qualidade do ensino em Saúde Coletiva; Divulgação científica sobre saúde para escolares, professores e profissionais de saúde; Educação em Saúde e participação comunitária na prevenção e controle de doenças e na promoção da saúde; Epidemiologia e controle das Leishmanioses; Mudanças Climáticas, Saúde e Educação; Processos de Atenção e Educação em Saúde para a Hanseníase; Saúde, mídia e produção de sentido; Saúde reprodutiva, sexualidade e drogadição na adolescência; Transtornos alimentares.

Grupo Integrado de Pesquisas em Biomarcadores 

Líderes: Dr. Olindo Assis Martins Filho e Dra. Andréa Teixeira de Carvalho

Agravos: Doença de Chagas, Leishmaniose Tegumentar, Leishmaniose Visceral humana e Canina, Toxoplasmose, Tuberculose, Brucelose, Viroses (Febre Amarela, Dengue, HCV e HTLV-I) e doenças oncológicas (leucemias/linfomas, câncer de ovário, mama e cabeça/pescoço).

Missão: Estabelecer inovações tecnológicas para o estudo de aspectos fenotípicos celulares e moleculares aplicados ao diagnóstico, resposta vacinal, monitoração de evolução clínica e cura pós-terapêutica em doenças infecto-parasitárias e crônico-degenerativas, com a finalidade de instituir biomarcadores para estudos clínicos. O grupo dedica-se ainda a formação de recursos humanos para atividades de ensino e pesquisa.

Helmintologia e Malacologia Médica 

Líderes: Dr. Omar dos Santos Carvalho e Dra. Roberta Lima Caldeira

Agravos: Esquistossomose, Helmintoses intestinais, Angiostrongilíases e Fasciolíase

Missão: Desenvolver pesquisas sobre moluscos e helmintos de importância médica, visando gerar, ampliar, divulgar o conhecimento científico e promover ações de controle. Além de dedicar-se à formação de recursos humanos em pesquisa e ensino.

Imunologia Celular e Molecular 

Líderes: Dr. Rodrigo Corrêa de Oliveira e Dr. Carlos Eduardo Calzavara Silva

Agravos: Doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose, câncer cervical associado ao vírus do papiloma humano (HPV), dengue e outras viroses.

Missão: Realizar pesquisa, formação e capacitação de pessoas no campo da investigação em imunologia e virologia, principalmente no que concerne aos estudos de doenças infecto-parasitárias e crônico-degenerativas, imunoepidemiológicos, e desenvolvimento de vacinas para prevenção destas doenças.

Imunologia das Doenças Virais 

Líderes: Dr. Marco Antonio da Silva Campos e Dr. Alexandre de Magalhães Vieira Machado

Agravos: Vírus – Herpes tipo 1, Influenza, Dengue, RSV, Vírus da encefalite de Saint Louis

Missão: Estudar a resposta imune do hospedeiro infectado por diferentes vírus. O grupo dedica-se ainda a formação de recursos humanos para atividades de ensino e pesquisa.

Linhas de pesquisa: Desenvolvimento de Vacina contra Dengue e Influenza e uso de vetores virais e adjuvantes em vacinas contra doenças negligenciadas ou câncer; Imunidade inata e adquirida em infecções por Herpes simplex virus tipo 1, Dengue vírus, Adenovírus, Influenza e Vaccinia vírus.

Imunopatologia

Líder: Dr. Ricardo Tostes Gazzinelli

Agravos: Malária, Toxoplasmose, Leishmaniose, Câncer, Doença de Chagas Missão: Compreender os mecanismos imunológicos associados à patogênese de doenças causadas por protozoários no intuito de serem utilizados futuramente em novas abordagens. O grupo dedica-se ainda a formação de recursos humanos para atividades de ensino e pesquisa.

Linhas de pesquisa: Papel da imunidade inata na infecção por protozoários. Objetivos: Imunopatogênese da malária; Desenvolvimento de novos adjuvantes imunológicos; Desenvolvimento de vacinas contra infecções por protozoários e câncer.

Informática de Biossistemas 

Líder: Jeronimo Conceição Ruiz

Missão: O grupo de pesquisa “Informática de Biossistemas” tem como meta explorar as interfaces e sinergias entre as disciplinas de biologia, química, estatística, matemática, computação e bioinformática através do desenvolvimento de estratégias computacionais inovadoras.

Missão: procurar e estimular uma ampla compreensão dos sistemas biológicos integrando os elementos atuais das análises de genômica, transcriptomica, proteomica e estrutural, revelando a riqueza de informações biológicas escondidas na enorme massa de dados gerada na atualidade. Para alcançar tais objetivos, a complexidade dos sistemas biológicos vem sendo explorada e entendida pelos pesquisadores integrantes do grupo. Nosso enfoque está centrado no emprego de abordagens computacionais para a modelagem e integração de grandes conjuntos de dados, no direcionamento da experimentação assertiva e no desenvolvimento biotecnológico em organismos de interesse em saúde pública.

Diagnóstico e Terapia de Doenças Infecciosas e Oncológicas

Líder: Dr. Paulo Marcos Zech Coelho

Agravo: Doenças infecciosas e câncer

Missão: Realizar pesquisa básica e aplicada, desenvolvimento tecnológico e de inovação relacionados ao diagnóstico, prognóstico, terapêutica e controle de doenças infecciosas e oncológicas.

Linhas de pesquisa: Desenvolvimento de métodos diagnósticos para doenças infecciosas e câncer, Desenvolvimento de métodos de prognóstico para câncer, Análise gênica e proteica de tecidos acometidos com câncer, Imunomodulação/estimulação de biomarcadores, Produção e uso de anticorpos monoclonais e policlonais em imunoterapia, diagnóstico e prognóstico, Intervenção e acompanhamento de áreas endêmicas visando a eliminação da esquistossomose como problema de saúde pública e Mecanismos de resistência a drogas

Malária Experimental e Humana

Lideres: Dra. Antoniana Ursine Krettl

Agravo: Malária Missão: Pesquisa básica e aplicada em malária, estudando a interação dos plasmódios com seus hospedeiros vertebrados e invertebrados, utilizando abordagens imunológicas e moleculares visando contribuir para o entendimento dos mecanismos de imunidade protetora e o desenvolvimento de vacinas e de novas drogas.

O grupo dedica-se ainda a formação de recursos humanos para atividades de ensino e pesquisa. Linhas de pesquisa: Desenvolvimento de esporozoítas do Plasmodium gallinaceum e uso como modelo experimental para estudos de antimaláricos; Identificação de marcadores de resistência adquirida na malária humana; Plantas medicinais antimaláricas- testes farmacológicos de atividade in vitro e invivo; Testes de citotoxicidade de compostos sintéticos ou produtos naturais; Quimioterapia experimental antimalárica com ênfase em plantas medicinais; Atividade de moléculas sintetizadas na inibição da transmissão da malária.

Mosquitos Vetores: Endossimbiontes e Interação Patógeno-Vetor 

Líder: Dr. Luciano Andrade Moreira

Agravos: Malária e Dengue

Missão: Desenvolver ferramentas visando a melhor compreensão das relações patógeno-hospedeiro invertebrado e fornecer subsídios para o controle de doenças transmitidas por culicídeos ao homem.

Linhas de pesquisa: Biologia da interação patógeno-hospedeiro; Estudo de endossimbiontes em mosquitos; Comportamento de culicídeos vetores de doenças; Controle de mosquitos vetores de doenças.

Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento 

Líderes: Dra. Maria Fernanda Furtado de Lima e Costa e Dr. Sérgio William Viana Peixoto.

Agravo: Saúde do idoso

Missão: Tem como missão desenvolver pesquisas em saúde pública, com ênfase em saúde do idoso.

Linhas de pesquisa: Antropologia do Envelhecimento; Epidemiologia do Envelhecimento.

Pesquisa Clínica e Políticas Públicas em Doenças Infecciosas e Parasitárias 

Líderes: Dra. Ana Lucia Telles Rabelo e Dra. Zélia Maria Profeta da Luz

Agravos: Leishmanioses, Esquistossomose, doenças infecciosas e parasitárias Missão:

Missão: Realizar pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e formação de recursos humanos relacionados a diagnóstico, clínica, terapêutica e controle de doenças infecciosas e parasitárias de importância social no Brasil.

Linhas de pesquisa: Diagnóstico das Leishmanioses e da Esquistossomose; Clínica e Terapêutica das Leishmanioses; Terapêutica Experimental das Leishmanioses; Avaliação de Tecnologias em Saúde de Doenças Infecciosas e Parasitárias; Avaliação de Políticas Públicas em Doenças Infecciosas e Parasitárias; Avaliação e Organização de Serviços em Saúde; Saúde Urbana.

Políticas Públicas e Direitos Humanos em Saúde e Saneamento 

Líderes: Dra. Celina Maria Modena e Dr. Leo Heller

Missão: desenvolver atividades de ensino, pesquisa e cooperação institucional, com uma perspectiva interdisciplinar, no campo das políticas públicas e direitos humanos aplicados à saúde e ao saneamento.
Linhas de pesquisa:
• Saneamento e saúde ambiental
• Formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programas de saúde
• Direito, saúde e cidadania
• Saúde coletiva e subjetividade;

 

Química de Produtos Naturais Bioativos 

Líderes: Dr. Carlos Leomar Zani e Dra. Tânia Maria de Almeida Alves

Agravo: Doenças negligenciadas

Missão: Descobrir substâncias bioativas ao mesmo tempo em que forma recursos humanos especializados, gerando e divulgando conhecimento científico e tecnológico na forma de teses, dissertações, artigos e patentes.

Linhas de pesquisa: Bioprospecção; Fracionamento biomonitorado de extratos bioativos; Síntese de substâncias bioativas.

Taxonomia de Flebotomíneos/Epidemiologia, Diagnóstico e Controle das Leishmanioses 

Líder: Dr. Edelberto Santos Dias

Agravos: Leishmaniose Visceral Americana e Leishmaniose Tegumentar Americana

Missão: Gerar, difundir e transferir conhecimento científico através de atividades de pesquisas, ensino e formação de recursos humanos na área de leishmanioses.

Há mais de 40 anos o laboratório de Leishmanioses vem se dedicando ao estudo dos flebotomíneos (taxonomia, biologia, competência vetorial e etc). Além dos estudos dos transmissores, o grupo de pesquisa tem contribuído em outros aspectos da epidemiologia da doença, através de projetos envolvendo os parasitas e seus hospedeiros. Através da identificação e caracterização bioquímica e molecular de espécies de Leishmania, foi formado um banco significativo de espécies crio-preservadas. Para forma canina da doença, são testados e avaliados, comparativamente, novos métodos de diagnostico disponíveis. O grupo de pesquisa ministra cursos de capacitação de profissionais (técnicos e graduados) e atua na formação de pessoal técnico-científico, através de oferta de estágios de Iniciação Científica e Aperfeiçoamento Profissional de desenvolvimento de dissertações e teses de pós-graduandos.

Triatomíneos 

Líderes: Dra. Lileia Gonçalves Diotaiuti e Dr. João Carlos Pinto Dias Agravo: Doença de Chagas

Missão: Desenvolvimento de pesquisas epidemiológicas, sobre clínica, a biologia, biossistemática, ecologia, resistência a inseticidas dos triatomíneos, tendo em vista o controle vetorial da doença de Chagas. Também são investigados aspectos da relação de tripanosomatideos com os triatomíneos e com diferentes hospedeiros.

O grupo dedica-se ainda a formação de recursos humanos para atividades de ensino e pesquisa.

Linhas de pesquisa: Biossistemática de triatomíneos: Taxonomia e filogenia de Triatomíneos, e determinação do fluxo gênico entre populações silvestres, peridomiciliares e domiciliares, para identificar aquelas com maior potencial de domiciliação; Clínica, eco-epidemiologia e controle da doença de Chagas: determinação formas clínicas, importância vetorial dos triatomíneos, controle transmissão vetorial, transfusional e congênita; Suscetibilidade de triatomíneos aos inseticidas.

Biologia e Imunologia de doenças Parasitárias 

Líderes: Dra. Cristina Toscano Fonseca e Dra. Lis do Vale Antonelli

Agravo: Doenças Infecto-parasitárias

Missão: O grupo de pesquisa segue um enfoque de integração entre ciência básica e translacional, visando compreender a biologia de parasitos e os mecanismos imunológicos desencadeados em resposta à infecção para buscar ferramentas e estratégias que possam contribuir para o controle e erradicação das doenças causadas pelos mesmos. Portanto, nossa missão é gerar conhecimento científico básico e aplicado e propor ações e produtos que irão auxiliar o Ministério da Saúde e o SUS no controle, monitoramento e erradicação destas doenças.

Nossos estudos abrangem diversos aspectos relacionados à esquistossomose e malária e outras doenças parasitárias como: avaliação de respostas imunológicas específicas na interação parasito-hospedeiro; identificação e caracterização funcional de antígenos dos parasitos e desenvolvimento de novos testes de diagnóstico e formulações de vacinas para as doenças.

Os comentários estão desativados.