Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) do Instituto René Rachou (IRR-FIOCRUZ MINAS) apresenta (padrão de excelência internacional (conceito 7) segundo avaliação da CAPES. Atualmente, o Programa está vinculado à comissão de avaliação Medicina II e oferece cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em três áreas de concentração:

• Biologia Celular e Molecular, genética e bioinformática (BCM-GB)
• Doenças Infecto-Parasitárias e crônicas não transmissíveis (DIP- DCNT)
• Transmissores de patógenos (TP)

O Mestrado Acadêmico objetiva o aprofundamento de conhecimentos técnicos e acadêmicos em Ciências da Saúde, a formação de docentes para o ensino superior e para a pós-graduação ((lato sensu e o desenvolvimento de habilidades para a execução de pesquisas nas áreas de concentração do Programa através da integração de conhecimentos.

O Doutorado objetiva o desenvolvimento de habilidades para a condução de pesquisas originais e independentes e a formação de profissionais para atuação em pesquisa e/ou ensino.

O corpo docente é altamente qualificado. Atualmente, o Programa conta com 46 Professores Permanentes, dos quais quase a totalidade são bolsistas de produtividade do CNPq, e conta ainda com Professores Colaboradores. Todos os orientadores são coordenadores de projetos de pesquisas financiados por agencias nacionais e/ou internacionais, contanto ainda com ampla rede de colaborações no Brasil e no exterior. Além do desenvolvimento de pesquisa básica, muitos projetos desenvolvidos por docentes do Programa estão voltados para o desenvolvimento tecnológico e inovação em saúde, sendo esta ação relevante no contexto de inserção atual da Fiocruz nas políticas públicas de ciência e tecnologia em saúde. Vale ressaltar que o número de jovens pesquisadores recém-concursados, pesquisadores visitantes e pós-doutores, aumentou nos últimos anos. Estes novos colaboradores são envolvidos em coorientações e co-ministração de disciplinas, como forma de preparação para sua futura inclusão no quadro de docentes do Programa.

Os comentários estão desativados.